Translate

domingo, 20 de maio de 2012

Ian Curtis: cometa que irradiou luz por brevíssimo período




Ian Curtis foi um cometa. Sua curta passagem em nosso mundo irradiou luz por um brevíssimo período, mas, viveu intensamente e nem chegou aos 27 anos, quando muitas estrelas se despedem da Terra.

Ian, nascido em Manchester, Inglaterra, adolescente fã de DAVID BOWIE, foi poeta, casou muito cedo, trabalhou em uma agência de empregos, teve uma filha, depois uma amante, uma banda de bastante sucesso, mas sofria de epilepsia, doença que o obrigou a tomar medicamentos que causavam confusão mental e possivelmente agravaram seu quadro depressivo.

Sua banda primeiro chamou-se WARSAW, mas viria a ser mais conhecida pelo nome de JOY DIVISION e influenciou, e ainda influencia, dezenas (ou centenas) de bandas, como SMITHS, os multimilionários U2, os modernosos the KILLERS e os cultuados brasileiros LEGIÃO URBANA. Era mesmo impossível ouvir o baixo vigoroso de Peter Hook introduzindo a voz aparentemente mais velha de Curtis e não se sensibilizar.

Ian se enforcou na cozinha de sua casa, com apenas 23 anos, logo antes de cruzar o Atlântico para uma turnê nos Estados Unidos. Os membros da banda não continuaram com o nome JOY DIVISION e passaram a ser chamados de NEW ORDER.


A história de Ian Curtis pode ser vista em uma cinebiografia de Anton Corbijn, cineasta holandês mais conhecido por seus videoclipes, e estrelada por Sam Riley (que estará no filme Na Estrada, do brasileiro Walter Salles). O filme Control (chamado assim por causa da música "She's Lost Control"), de 2007, filmado em preto e branco, retrata os últimos anos de vida de Ian (e toda a trajetória do JOY DIVISION), mostrando o relacionamento conturbado com sua esposa Deborah, autora do livro "Touching From A Distance" no qual o filme se baseia, e Annik Honoré, sua amante belga, os ataques de epilepsia (inclusive em pleno palco), sua primeira tentativa de suicídio, e, ao fim, seu destino final. Apesar de toda a carga emocional, com o retrato dos conflitos internos de Ian e as consequências de sua doença, em nenhum momento o drama resvala no sentimentalismo barato. A intensa obra foi alcançou diversos premios, inclusive o de melhor estreante para Sam Riley.
O filme pode ser encontrado no YouTube. Ressalte-se que foi feito um excelente trabalho de legendagem, respeitando a trilha sonora, a letra das músicas e as poesias de Ian.

O elenco foi o responsável por todas as performances ao vivo apresentadas no drama e, inclusive, contribuiu com uma faixa na trilha sonora. Além desta faixa, composições do NEW ORDER, gravações originais do JOY DIVISION, uma cover pelos KILLERS e outras canções do período pós-punk completam o álbum.

1. "Exit" NEW ORDER
2. "What Goes On" VELVET UNDERGROUND
3. "Shadowplay" THE KILLERS (JOY DIVISION cover)
4. "Boredom" (live) BUZZCOOKS
5. "Dead Souls" JOY DIVISION
6. "She Was Naked" SUPERSISTER
7. "Sister Midnight" IGGY POP
8. "Love Will Tear Us Apart" JOY DIVISION
9. "Hypnosis" NEW ORDER
10. "Drive in Saturday" DAVID BOWIE
11. "Evidently Chickentown" (live) JOHN COOPER CLARKE
12. "2HB" ROXY MUSIC
13. "Transmission" executada pelo elenco
14. "Autobahn" KRAFTWERK
15. "Atmosphere" JOY DIVISION
16. "Warszawa" DAVID BOWIE
17. "Get Out" NEW ORDER


Por Leonardo Daniel Tavares da Silva | Em 18/05/12 | Fonte: Wikipedia |
Fonte: Ian Curtis: cometa que irradiou luz por brevíssimo período - Matérias e Biografias http://whiplash.net/materias/biografias/154945-joydivision.html#ixzz1vMLHRmXW

Nenhum comentário:

Postar um comentário