Translate

sábado, 4 de agosto de 2012

SWU: uma análise sobre o futuro do festival

Muitas pessoas têm me perguntado sobre o SWU desse ano, por isso, para aqueles que tiverem paciência para entender o que se passa, eis um "breve" resumo.
Uma vez que a produção do evento não respeita o público se esquivando das perguntas, temos que recorrer às fontes que estão nos "bastidores" do festival. Em suma, tudo que você ouviu falar do SWU 2012 partiu deles.
Segundo essas fontes não-oficiais, houve a tentativa de trazer grandes nomes para o festival, mas alguns disseram "não", como o BLACK SABBATH e METALLICA. Outros foram "arrancados" do SWU por outras produtoras, como o LINKIN PARK e agora, o PEARL JAM. Juntando o fato de que o público rejeitou a escolha do Anhembi para o festival, está cada vez mais difícil que ele aconteça, afinal, Agosto chegou, faltam apenas 3 meses e poucos dias para a data prevista. Para a complexidade de um festival, isso é pouco.
Sobre as fontes, a melhor delas, o jornalista José Norberto Flesch, do jornal Destak, mestre em dar furos sobre shows no Brasil, hoje de madrugada confirmou o cancelamento do SWU 2012 como festival de música, talvez seguindo apenas com o fórum que poucos puderam acompanhar.
Mas vamos ainda mais próximos da fonte. Para quem não sabe, o festival Maquinaria, se originou no Brasil, mas aqui se fundiu com o Grupo Totalcom para tentar trazer o Woodstock ao Brasil, tentativa frustrada que acabou se tornando o SWU, uma vez que já tinham patrocinadores.
O Maquinaria continuou no Chile e esse ano ganha a versão no Paraguai, ambos com datas anunciadas. Hoje pela manhã eles soltaram a nota na fan page do festival: "Tenemos el mejor line up en la historia de Maquinaria...el rock hará temblar Latinoamérica". Uma forma de não deixar o que se passa aqui interferir por lá.
Enquanto isso, na versão SWU os estagiários criaram uma enquete perguntando se o público prefere assistir bandas internacionais ou nacionais. Pergunta no mínimo desnecessária. Essa diferença de postura é um forte indício de que realmente o festival não ocorrerá esse ano.
O cenário não está favorável, mas se não conseguirem fazer o festival acontecer esse ano, a tendência é piorar. Com dois festivais de grande porte com força total em 2013 (LOLLAPALOOZA no primeiro semestre e ROCK IN RIO no segundo), será que o SWU conseguirá se firmar? Não custa lembrar que outros shows e festivais pouco menores estão cada vez mais frequentes no Brasil.
Para quem ainda quer um festival esse ano, ainda há ingressos para o PLANETA TERRA FESTIVAL. Vários outros shows estão anunciados e com ingressos esgotando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário