W.A.S.P. "30 Anos de trovão" é o nome da
série de quinze textos que Blackie Lawless está publicando no "Official
W.A.S.P. Nation Website" para comemorar o vindouro trigésimo aniversário
de seu grupo, a se realizar em setembro de 2012. Todo mês o
guitarrista, vocalista, produtor e lider do W.A.S.P. escreve um episódio
contando o caminho que sua banda fez até se tornar umas das mais
importantes do mundo do Heavy Metal. No Brasil, W.A.S.P. "30 Years of
Thunder" é traduzido EXCLUSIVAMENTE por Willba Dissidente e publicado
primeiramente no Whiplash.net.
O último show da "Inside the Eletric Circus" Tour foi no Long Beach Arena, perto de Los Angeles. Lá também foi gravado o que se tornaria o (disco) "Live In The Raw". Além de mixar as faixas deste álbum eu estava me mudando para uma casa nova. Tudo isso era uma boa distração. Como você pode imaginar pelo que contei nas edições anteriores, eu precisava de um tempo "down" para avaliar o que aconteceu nos últimos 5 anos... especialmente nos últimos três.
Fiquei muito tempo pensando sobre quem eu era e como me via como escritor. No meio do caminho do primeiro disco eu entrei no estúdio e o engenheiro de som estava sentado olhando distante em pensamentos. Perguntei o que havia de errado e ele me disse, "acabei de ouvir que MARVIN GAYE foi assassinado noite passada"...
Conversamos por quase uma hora e ele me contou que havia trabalhado com Marvin alguns anos antes. Ele disse "uma coisa que sempre ví Marvin fazer foi compor discos que refletiam quem ele era naquele momento de sua vida". Eu pensei sobre isso por anos (e ainda o faço) e quando veio a hora de preparar o próximo disco, decidi. "É isso", é precisamente o que vou fazer. Veja, quando nós fizemos o primeiro álbum, criamos o que não sabíamos o que era. Eu estava apenas sendo natural, mas sem a capacidade de me colocar numa expressão verbal e mental mais completa. Agora eu estava num ponto de minha vida em que invés de seguir o impulso, eu parava e dizia: "quem eu sou neste momento"? Isso era muito importante porque eu caira na armadilha de fazer discos baseado em quem ou o que A BANDA deveria ser e não em quem eu estava me tornando. Muitos artistas, especialmente no Mundo do Metal, morrem de medo de tentar se desenvolver porque eles temem que os fãs os abandonem. O engraçado era que, eu havia trabalhado incrivelmente duro para chegar onde estava, mas no verão de 1987, não me importava mais.
Fiz uma entrevista com revista Hit Parader estadunidense naquele verão e pela primeira vez disse EXATAMENTE o que me passava pela cabeça. NÃO ME RETIVE. Falei de racismo, religião, agitação social, e tudo o mais que quiz... NÃO ME IMPORTEI!!! Me senti ótimo!!
Então, passa-se dois meses eu pensando que a revista vai receber muitas cartas de ódio pela minha entrevista. Posteriormente o editor me liga e diz, "vou te mandar uma amostra das cartas que recebemos sobre sua última entrevista. A quantidade de mensagens falando desta entrevista é maior que a quantidade de cartas que já recebemos de tudo o que fizemos"! Eu achando..."ÓTIMO... quem se importa"!!
Chega uma caixa de correio na semana seguinte com cerca de 100 cartas dentro. Todas diziam a mesma coisa, "por que você demorou tanto?"!!!
Elas diziam saber o que havia de verdade dentro de mim e que elas estavam felizes de eu finalmente estravazar. Fiquei impressionado. Re-li algumas dessas cartas várias vezes. Elas eram apaixonadas, articuladas e perspicazes. Quem disse que os fãs de metal são tapados?... Quão errado!! Eu chuto que haviam passagens nas primeiras entrevistas e letras que os fãs sacavam coisas que nem eu via. Pelos anos eu penso naquelas cartas e nas pessoas que as escreveram. Elas nunca vão saber o que fizeram por mim!!!
Sentei para ler as cartas e sentia me espírito começar a flutuar. Pelas próximas semanas eu teria uma energia e uma determinação que não sentira há anos!! Denovo eu estava totalmente motivado a fazer um disco que alcançaria as pessoas as agarrando pela garganta!!!
O "approach" estadunidense era aquela coisa "mais de festa". O "iglês", para mim, era bem mais sério!
Continuei a escrever pelos próximos meses até se tornar claro que pra mim que estava faltando um certo "nivel musicalidade" necessário nas canções que desenvolvíamos. Steve Riley, outra vez (ver edições anteriores), era um ótimo baterista, mas o instrumentista necessário nesta nova direção musical deveria ser um MONSTRO!!
Até nossa equipe de roadies, que estavam na sala trabalhando, pararam o que faziam para ouvir. Quando você conseguia fazer esses caras pararem, pode ter certeza que era algo soando muito bem. Banali na bateria, Johnny no baixo, Hensley no (órgão) B3 e Holmes na guitarra. WOW!! O estrondo vindo do palco era absolutamente MONSTRUOSO!!!! Nunca nem tentamos a outra música!!
Encerramos o disco em Janeiro de 1989.
Como nota de rodapé, logo que os ensaios começaram, LITA FORD (ex-RUNAWAYS) estava ensaiando na sala ao lado da gente. Ela havia terminado seu disco novo e sentei com ela no meu carro para ouvirmos. Quando rolou "Kiss me Deadly" eu sabia que ela estava com um grande sucesso em mãos. Fiquei feliz por ela porque a conhecia há um tempão. Enquanto ouvíamos o disco alguém bateu na janela onde ela estava sentada. Abaixei o vidro. Holmes estava lá. Apresentei "Lita, esse é o Chris"! Não pensei muito nisso na hora. Passaram alguns dias e ainda não tinha ouvido nada a respeito.
Menos de um ano depois eles estavam comprometidos!!!
Eu nunca havia me visto como o casamenteiro!!! Engraçado como as coisas acontecem às vezes!!
Um dia antes da filmagem acontecer Tipper cancelou!
Penelope então me perguntou se eu ainda queria participar e, honestamente, nada chegaria nem perto do que aquele "cara a cara" representaria, então ela me perguntou se poderia entrevistar o Chris. Eu disse "OK".
Rod (Smallwood, empresário do W.A.S.P. e do IRON MAIDEN) ouviu a respeito e me indagou "Eu não sei se essa é uma boa idéia, o que você acha"? Minha resposta, que ficou famosa (e da qual ainda rimos) foi, "Eu acho que sim... além do mais, quão ruim isso pode ser"?
Quanta genialidade!!!
Para qualquer pessoa que tenha assistido (o filme), ele fala por sí mesmo!!!
Quando recebi a cópia da master eu fiquei horrorizado!
Liguei para Penelope e insisti com ela, "você tem que tirá-lo do filme na edição", ela respondei: "Não posso", e então disse "por que não" e ela me explicou "todas as cópias já foram mandadas aos cinemas". Eu pirei!! Aqui nós acabamos de terminar um disco com extrema consciência social e agora esse desastre da entrevista na psicina está prestes a estreiar num filme que todo mundo vai ver!!
Se o disco não tivesse sido tão forte, esse filme o teria matado; assim como as posterior turnê mundial teria fracassado.
Acreditem em mim, eu não estou exagerando o quão danoso essa entrevista foi!!!
De todo modo, a tour procedeu e tudo estava rolando legal nas primeiras semanas. O disco ganhou ouro imediatamente... então, as coisas começaram a ficar muito tensas, muito estranhas!! Até a capa do álbum teve de ser alterada porque o Ayatollah estava nela. Ele foi substituido pelo terceiro Klansman porque todas as lojas de varejo ficaram com medo de ataques vingativos. As capas originais hoje são artigo de colecionador.
Pintava um problemão no paraiso. Tudo pelo qual trabalhamos tanto e por tanto tempo estava desbandando.
Uma semana depois eu não tinha banda e menos ainda sabia aonde estava indo!!
Outra vez, "de volta para a prancheta".
Eu imagino que poderia ter sido pior... nós poderíamos ter sido o FLEETWOOD MAC (Nota: Lawless parece se referir ao disco "Rumors", que, não obstante o gigante sucesso comercial, gerou dois divórcios entre membros da banda)!
Mais mês que vem.
Fonte: W.A.S.P.: o casamenteiro de Lita Ford e Chris Holmes! - Matérias e Biografias http://whiplash.net/materias/biografias/156097-wasp.html#ixzz1x0eQdIUS
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