Em 1997, o Iron Maiden já havia terminado sua primeira turnê com o então novo vocalista Blaze Bayley, referente ao seu décimo álbum de estúdio, intitulado "The X-Factor", e um ano antes lançou sua primeira (e até hoje a melhor) coletânea, a premiadíssima "Best of the Beast". Em contrapartida, o então ex-vocalista Bruce Dickinson lançou "Accident of Birth" naquele ano, e esse disco marcou seu retorno às raízes Heavy Metal que o tornaram famoso.
Não fosse o suficiente, Bruce ainda tinha em sua banda solo outro ex-Iron Maiden, o guitarrista Adrian Smith que, na minha opinião, é o melhor que já passou pela banda até hoje. No mesmo ano, Bruce e sua banda vieram ao Brasil para participar do (saudoso) festival Skol Rock. O setlist foi matador e põe em cheque se era melhor pagar um absurdo pra ver o Maiden naqueles anos ou o Bruce com seu modesto mas poderoso show:
1. Accident of Birth ("7 Toltec Arrival" as an incidental song)
2. Starchildren
3. 2 Minutes to Midnight (Iron Maiden's song)
4. Darkside of Aquarius
5. The Magician
6. Road to Hell
7. Tattooed Millionaire
8. Tears of the Dragon
9. Powerslave (Iron Maiden's song)
10. Taking the Queen
11. Flight of Icarus (Iron Maiden's song)
12. Laughing in the Hiding Bush
13. Run to the Hills (Iron Maiden's song)
Vale lembrar que as três últimas canções do Maiden neste setlist são petardos que estavam esquecidos. "Powerslave" não era tocada pela banda havia doze anos e foi relembrada pela banda dois anos depois, quando Bruce e Adrian salvaram a banda, retornando às atividades com o Maiden. "Flight of Icarus" estava esquecida havia dez anos e infelizmente ficou esquecida nos saudosos anos 1980, já que o Maiden nunca mais executou esse clássico ao vivo. "Run to the Hills", por sua vez, foi executada até 1993 e por questões sentimentais o Maiden não executou essa canção ao vivo sem Bruce na banda (foi o primeiro single dele com o grupo). A pergunta precisa ser repetida: valia mais ver o Maiden sem o Bruce ou o Bruce sem o Maiden naqueles tempos?
E não podemos deixar de notar os clássicos da carreira solo do Bruce, notados aquém do que deveriam, mas músicas fantásticas. A título de curiosidade, ele voltou em 1999 e gravou o ao vivo "Scream for me Brazil" em São Paulo. Infelizmente, os clássicos do Maiden não entraram no CD, mas aí está o set completo do espetáculo:
1. Trumpets of Jericho
2. King in Crimson
3. Chemical Wedding
4. Gates of Urizen
5. Killing Floor
6. Book of Thel
7. Tears of the Dragon
8. Laughing in the Hiding Bush
9. Accident of Birth
10. The Tower
11. Darkside of Aquarius
12. Powerslave (Iron Maiden's song)
13. Jerusalem
14. Tattooed Millionaire
15. 2 Minutes to Midnight (Iron Maiden's song)
16. Taking the Queen
17. Road to Hell
18. Flight of Icarus (Iron Maiden's song)
Pouquíssimo tempo depois, o Maiden lançou o PC game "Ed Hunter", Bruce e Adrian voltaram para a banda e eles saíram pela Europa e Estados Unidos na "Ed Hunter Tour", mas essa história todo mundo já conhece...
Nenhum comentário:
Postar um comentário